sábado, 11 de agosto de 2007

O que significa a unificação da Europa

"Pelo que sabemos do passado, a grandeza da Europa repousou na unificação que havia entre todos os seus impérios: era possível enviar artistas italianos, alemães e franceses para todas as regiões para construir a sua civilização. Notamos países pequenos como a Dinamarca, Bélgica, Holanda e Áustria que possuem palácios e igrejas, que seriam impossíveis de ser construídos actualmente.
Quero mostrar que o europeu está a voltar a um novo tipo de unificação, que é agora económica, entre aqueles que são donos do dinheiro - com a enorme diferença de que esta gente não tem a sensibilidade dos nobres, podendo levar a cultura europeia à ruína. Em lugar de palácios, templos e obras de arte, eles entupirão o Continente com carros, roupas, canetas, sapatos, e principalmente lixo - num mundo que está totalmente "locupletado" por isso. A herança dos homens ricos, primeiro os burgueses e agora os capitalistas é a mais trágica de toda a humanidade porque simplesmente a leva para a destruição total."
Sociopatologia (1989) de Norberto Keppe

Na década de 80 Norberto Keppe escreveu um livro intitulado "A Decadência do Povo Americano" justamente alertando o povo do país vais influente da época, para uma decadência já visível, afim de evitar a auto- destruição desse país.
O problema de valorizar o capital no lugar do trabalho, a especulação, um consumismo exagerado...e a vida do ser humano se voltando para fora apenas para o que é material. Esse desvio dos valores mais estéticos e éticos, a falta de contacto com a vida interior, levando a uma crescente insatisfação das pessoas. Desencadeou um aumento de problemas emocionais, de desiquilíbrio psiquíquico e doenças que o sistema imunológico não segura mais. Ao escrever este livro Sociopatologia, Dr. Keppe trás o mesmo alerta para os europeus. Vamos prestar atenção nos valores que estão dominando, a educação, a política as nossas vidas a nossa casa a nossa mente e coração. Com essa ideia de se servir ao dinheiro nos tornámos escravos ao invés de usá-lo para ter uma qualidade de vida melhor.

Proponho um reflexão sobre a relação da problemática psíquica com os problemas sociais com a seguinte frase (algo que afecta todos nós em maior ou menos grau ) :

"O dinheiro dá poder aos invejosos para impedirem o desenvolvimento da civilização"

Comente
Escreva para
alcaide51@hotmail.com

Sem comentários: